top of page

FRASE DE INSPIRAÇÃO

O tamanho do nosso privilégio é o tamanho da nossa responsabilidade.

Andrea Scharrz

 

PROPOSTA:

• debater sobre o fato de que antes de ser um consumidor,
cada um de nós é um cidadão;
• estudar os diferentes papéis de cada um para atuar
em uma sociedade mais digna para todas as pessoas;
• mapear desafios e projetar soluções exercendo a sua cidadania
na sua comunidade

 

IMPORTÂNCIA

Em um mercado que promove o consumo e os consumidores, entender qual é o espaço e o papel dos cidadãos pode fazer uma grande diferença na evolução da consciência social, essencial para as verdadeiras transformações.
 

ATIVIDADES

Reconhecendo a Gentileza

Nesta atividade, os alunos entrarão em contato com o conceito “Presentes de gentileza”: presentes não precisam ser comprados.
Eles serão levados não só a pensar em tipos de presentes de "gentileza", como também a exercitar a capacidade de gratidão entre os colegas e familiares.

Ferramentas de aprendizado para participação cívica

Esta lista de ideias e recursos contém uma variedade de questões relacionadas à participação cívica - desde a análise de eventos históricos a documentos e ações que os alunos podem realizar. Este conjunto de lições, ideias de projetos de serviço e recursos foi elaborado para despertar ideias para a defesa de uma causa. Essas lições e projetos ensinam as estratégias, direitos e responsabilidades da cidadania.

Quem tem direitos? Quem tem privilégios?

Os alunos jogam um jogo que explora a diferença entre direitos e privilégios e desafia suas expectativas sobre os direitos básicos. Os alunos irão explorar a questão da educação como um direito ao qual nem todos têm acesso.

bottom of page