top of page
cute-little-girl-red-dress.png
Logo_dddk_2024.png

Em 2019 foi lançada a campanha Dia de Doar Kids, como parte do movimento Dia de Doar, e que tem como proposta promover a gentileza e a generosidade junto ao público mais jovem. O Dia de Doar Kids faz parte da rede do #GivingTuesdaySpark, que é liderada pelo #GivingTuesday, a versão global do Dia de Doar.

Logo_dddkDesafio.png

Participe do

Campanha Dia de Doar Kids 2023: cante, dance e doe!

Baixe os materiais para criar sua campanha!

banner-with-surprised-children-peeking-edge (1).png

Confira edições anteriores do
Dia de Doar Kids

Compartilhe suas atitudes gentis e generosas usando a #diadedoarkids

Por onde começar?

Baixe o tutorial de como fazer sua campanha!

Sobre o Dia de Doar Kids

Conheça a ação global
Giving Tuesday Spark

static1.squarespace.png

O objetivo do Dia de Doar Kids é inspirar e trazer dicas práticas para que as crianças possam entender mais sobre o assunto, pesquisar sobre as mais diferentes causas, para escolher suas preferidas, e, assim, planejar e implementar suas próprias iniciativas. É muito bom começar a fazer a diferença desde cedo! Existem inúmeras maneiras de fazer a diferença, e cada ato, mesmo que pequeno, significa mais quando todos estão juntos. Participe do #diadedoarkids. É fácil, é divertido, e é muito, muito transformador!

Primeiramente, sabendo o que é cada coisa!

Segundo o dicionário:

Gentileza é um ato de delicadeza, que demonstra em palavras, gestos e atitudes o quanto você se preocupa com as pessoas ao seu redor. Exemplos: desejar bom dia, perguntar se as pessoas estão bem e ouvir atentamente a resposta, agradecer quando alguém faz algo para e por você, ceder seu lugar no transporte público para alguém mais velho ou com alguma necessidade especial sentar … Frase para inspirar: “gentileza gera gentileza”.

Generosidade é uma grandeza da alma que faz as pessoas compartilharem o que possuem (objetos, alimentos, conhecimentos…) com os outros, com o propósito de ajudar sem esperar uma retribuição imediata. Exemplos: doar roupas que você não precisa para alguém que realmente precisa, oferecer os brinquedos que você não usa mais para creches, orfanatos e organizações sociais do seu bairro, separar parte da sua mesada para ajudar uma causa social… A frase aqui é

“quem doa vive mais”.

Agora que você já sabe o que é, um minutinho para você se perguntar:

Estou sendo gentil? Estou sendo generoso? Posso melhorar? Onde? Como? Quando? Com quem? Posso fazer mais? Onde? Como? Quando? Com quem?

Pronto: é hora de colocar tudo em prática!

Pense em cada uma das pessoas com quem você convive, das mais próximas até as mais distantes: sua família; seus amigos; a turma da escola; os conhecidos do bairro…

Bastante gente, não? Então, o desafio é o seguinte: pensar nestas pessoas e começar a praticar, mesmo que aos poucos,

• uma Gentileza do Dia;
• uma Generosidade do Dia

Então, se quiser, pode postar nas suas redes sociais usando #diadedoarkids para inspirar mais e mais crianças a serem gentis e generosas também.
Dê o exemplo!

Gentileza se aprende praticando. Generosidade se aprende doando!

Participe dançando!

Doação é algo que precisa virar um exercício diário. Cada gesto, cada movimento, cada atitude precisam ser incorporados no nosso dia a dia para deixarem de ser teoria e virarem prática de verdade. Uma forma divertida de praticar é… cantar e dançar, assim você não se esquece de doar. Esta dancinha surgiu em 2017, acompanhando o lançamento da canção oficial do Dia de Doar. E foi atualizada em 2020, com a participação especial da Embaixadora Dia de Doar Kids Isabella Casarini. Aprenda os movimentos, treine a coreografia, e compartilhe nas suas redes sociais, lembrando sempre de marcar o Dia de Doar Kids! Dica: desafie os seus amigos — vamos ver quem dança mais e… quem doa mais também!

Comece sua campanha agora!

Quer fazer uma campanha do Dia de Doar, mas não sabe por onde começar? Pois aqui tem dicas beeeeeem práticas para você pensar na sua própria iniciativa. Você pode apoiar a divulgação do Dia de Doar em seus grupos e nas suas redes sociais, pode fazer captação de recursos para uma organização que você admira, pode mobilizar a sua comunidade para alguma causa especial, pode acionar os meios de comunicação de sua região… Existem mil maneiras de fazer e acontecer. E nada como ouvir de quem faz e acontece para aprender e ter a certeza de que você também pode fazer a diferença!

O que é o Dia de Doar

Logo_semdata_Horizontal_Branco_transpare

O Dia de Doar é um movimento global pela cultura de doação que surgiu nos Estados Unidos em 2012 e já está oficialmente em mais 50 países. A data muda a cada ano, mas o evento acontece sempre na primeira terça-feira logo após a sequência de comemorações do Thanks Giving (Dia de Ação de Graças), da Black Friday e da CiberMonday, por isso seu nome original é Giving Tuesday: a “3ª feira da doação”.

Edição especial do Jornal JOCA sobre o Dia de Doar Kids. Leia!

Captura_de_Tela_2019-10-23_às_10.13.47.p
bottom of page