
_edited.png)
As contempladas
com o Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2022
Escolas são:
1º Colocada:
Centro Educacional Inovação - Pombos/PE
Projeto: Saber e exercer!
Nossos objetivos com o projeto, desenvolvido na aula de Cidadania, foram levar os alunos ao conhecimento de seus direitos e deveres, disponibilizando conhecimento para que possam ser indivíduos críticos e atuantes para uma sociedade mais justa e igualitária; estimular a atuação e solicitações ao poder público e viabilizar espaços de fala e empoderamento da educação básica. E foram alcançados pois conseguimos aprovar um projeto de Lei escrito por alunos e professores da educação básica para a transformação de um município, trazendo segurança no trânsito. Merecemos a conquista por todos nossos projetos desenvolvidos durante o ano. Esse prêmio é para incentivar ainda mais o esforço da equipe e alunos e apresentar que SIM, vale a pena a nossa luta por uma sociedade mais justa


2º Colocada:
Camino School - São Paulo/SP
Projeto: Manual Para Escolas Antirracistas
A criação do Manual tem como objetivo fazer vários convites à comunidade escolar a repensar atitudes e desconstruir visões cristalizadas sobre a sociedade brasileira, tendo consciência que os impactos dessa mudança irão beneficiar a população brasileira de forma geral, pois o racismo e a discriminação não impactam negativamente só quem sofre diretamente com as ações, mas também quem a pratica. Após a criação do Manual, um time de educadores se reúne cotidianamente para pensar ações formativas para o corpo docente, viabilizando a implementação da lei 11.645 para apoio à gestão na tomada de decisão sobre situações de racismo. Como o projeto não está restrito à escola, os impactos se dão sobre todas as pessoas que baixam o material no sítio virtual da escola, leem e colocam em prática as ações propostas. Mais de 5000 pessoas já baixaram o documento, fora os compartilhamentos.


3º Colocada:
Ferreira Master Colégio - Suzano/SP
Projeto: Projeto Master Voluntários
O Projeto é uma ação da disciplina de Empreendedorismo em parceria com as demais disciplinas do contexto do Ensino Médio, e os alunos foram convidados a pensar fora de suas "bolhas", identificando as demandas do território no qual a Escola se encontra inserida. O objetivo foi desenvolver e conscientizar os alunos a construírem propostas envolvendo ações solidárias para despertar a generosidade, ampliar a cisão sobre o território, valorizar a troca de conhecimentos, humanização e fortalecimento de vínculos além dos muros escolares, através de planejamento, plano de ação, monitoramento e avaliação de todas as etapas do projeto maior. Foram mobilizadas doações de recursos financeiros, humanos e materiais. Merecemos vencer pela força demonstrada através dos alunos, que entenderam a proposta e a necessidade de compartilhar esperança, gentileza, ser solidário e generoso, pois quando você oferece, recebe além!


SOBRE
OS JURADOS

Daniela Garcia, CEO Instituto Capitalismo Consciente Brasil.
Jornalista com mais de 25 anos de experiência, atuou com estratégia e posicionamento de marcas e como Designer de Negócios para Micro e Pequenos empreendedores. Entusiasta do terceiro setor e dos negócios de impacto social, articula parcerias com o mundo corporativo. No Instituto Capitalismo Consciente Brasil trilhou uma escalada como Coordenadora de Comunicação, Diretora de Operações, Expansão Nacional e atualmente é a CEO da organização.
"Muita inspiração, uma jornada de aprendizado. A conscientização das escolas e dos estudantes sobre temas sociais relevantes para a sobrevivência da nossa sociedade são reais lições de cidadania e respeito. Cada iniciativa mostra humanidade e verdade, ainda reflete a compreensão de que somos uma sociedade melhor quando compartilhamos e colaboramos. Alunos que já sabem disso são alunos mais bem preparados para o futuro. Mantenham o exercício da Consciência em cada atividade, estimulem seus alunos a se perceberem sempre como parte de um ecossistema e como líderes de suas vidas. Aproveitem a oportunidade e a experiência de colocar seus alunos e suas lideranças para refletir sobre um mundo melhor e mais generoso. O futuro da sociedade passa pelos 7 princípios!

Luiza Serpa, Fundadora e Diretora Executiva do Instituto PHI.
Fundadora e Diretora Executiva do Instituto PHI, umas das maiores organizações independentes filantrópicas do Brasil. Publicitária de formação, cursou MBE em Gestão de Negócios Sustentáveis e migrou para o Terceiro Setor em 2005, após trabalhar na área de Comunicação Corporativa e algumas empresas. Foi eleita empreendedora social pela Folha de São Paulo em 2020. Faz parte da rede de Responsible Leader da BMW Foundation Herbert Quandt e é Fellow Senior da Skoll Foundation. Faz parte das redes Nexus Global, Latimpacto e Catalyst 2030.
"Foi uma grande felicidade ver tantas escolas envolvidas com o tema e trazendo ações práticas para o dia a dia. Há um valor inestimável nestes projetos de formação de indivíduos críticos e responsáveis, pois crianças e jovens são parte da sociedade e agentes transformadores. É importante multiplicar esses projetos, conhecer projetos de outras escolas, se inspirar e dar continuidade. A escola é um espaço vivo: as crianças aprendem com o ambiente que frequentam e repetem as ações no dia a dia. É uma oportunidade gigantesca trazer para a escola esse aprendizado coletivo construído a partir da perspectiva de todos, um exercício de como é participar ativamente da comunidade que ajuda a construir uma sociedade melhor. O futuro da Educação com certeza passa pelos 7PEGG, princípios totalmente alinhados com a tendência da educação maker, em que colocamos o aluno no lugar de ser um criador e um colaborador o tempo inteiro."

Rodrigo Alvarez, Fundador e Diretor Executivo da Mobiliza.
Administrador de Empresas, com Especialização em Fundraising pela FGV/Indiana Fundraising School. Atua há 27 anos em captação de recursos e gestão de organizações sem fins lucrativos brasileiras e internacionais. Foi fundador e vice presidente da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), representante na América Latina da organização britânica The Resource Alliance, diretor de consultoria do IDIS e Conselheiro da AIESEC Brasil. Hoje é Diretor da Mobiliza, membro do Movimento pela Cultura de Doação no Brasil, Conselheiro do TETO e Conselheiro Curador do Fundo BIS.
"Gostei muito de participar do Prêmio EGG como jurado. Os projetos apresentados mostram que os tradicionais temas da solidariedade (como doações de alimentos, visitas a asilos) continuam “na moda”, mas também novos temas como combate ao bullying e temas relacionados às mudanças climáticas e saúde mental dos alunos também surgem na pauta.
Como entusiasta da cultura de doação e solidariedade, penso que o prêmio EGG é umas das iniciativas mais interessantes que existem no Brasil para crianças e adolescentes"
.jpeg)