As contempladas
com o Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2022
Escolas são:
1º Colocada:
Centro Educacional Inovação - Pombos/PE
Projeto: Saber e exercer!
Nossos objetivos com o projeto, desenvolvido na aula de Cidadania, foram levar os alunos ao conhecimento de seus direitos e deveres, disponibilizando conhecimento para que possam ser indivíduos críticos e atuantes para uma sociedade mais justa e igualitária; estimular a atuação e solicitações ao poder público e viabilizar espaços de fala e empoderamento da educação básica. E foram alcançados pois conseguimos aprovar um projeto de Lei escrito por alunos e professores da educação básica para a transformação de um município, trazendo segurança no trânsito. Merecemos a conquista por todos nossos projetos desenvolvidos durante o ano. Esse prêmio é para incentivar ainda mais o esforço da equipe e alunos e apresentar que SIM, vale a pena a nossa luta por uma sociedade mais justa
2º Colocada:
Camino School - São Paulo/SP
Projeto: Manual Para Escolas Antirracistas
A criação do Manual tem como objetivo fazer vários convites à comunidade escolar a repensar atitudes e desconstruir visões cristalizadas sobre a sociedade brasileira, tendo consciência que os impactos dessa mudança irão beneficiar a população brasileira de forma geral, pois o racismo e a discriminação não impactam negativamente só quem sofre diretamente com as ações, mas também quem a pratica. Após a criação do Manual, um time de educadores se reúne cotidianamente para pensar ações formativas para o corpo docente, viabilizando a implementação da lei 11.645 para apoio à gestão na tomada de decisão sobre situações de racismo. Como o projeto não está restrito à escola, os impactos se dão sobre todas as pessoas que baixam o material no sítio virtual da escola, leem e colocam em prática as ações propostas. Mais de 5000 pessoas já baixaram o documento, fora os compartilhamentos.
3º Colocada:
Ferreira Master Colégio - Suzano/SP
Projeto: Projeto Master Voluntários
O Projeto é uma ação da disciplina de Empreendedorismo em parceria com as demais disciplinas do contexto do Ensino Médio, e os alunos foram convidados a pensar fora de suas "bolhas", identificando as demandas do território no qual a Escola se encontra inserida. O objetivo foi desenvolver e conscientizar os alunos a construírem propostas envolvendo ações solidárias para despertar a generosidade, ampliar a cisão sobre o território, valorizar a troca de conhecimentos, humanização e fortalecimento de vínculos além dos muros escolares, através de planejamento, plano de ação, monitoramento e avaliação de todas as etapas do projeto maior. Foram mobilizadas doações de recursos financeiros, humanos e materiais. Merecemos vencer pela força demonstrada através dos alunos, que entenderam a proposta e a necessidade de compartilhar esperança, gentileza, ser solidário e generoso, pois quando você oferece, recebe além!