EGG_bolhas.png
EGG_bolhas.png
EGG_bolhas.png
EGG_Logo_premio.png
EGG_bolhas.png
EGG_bolhas.png
EGG_bolhas.png
EGG_bolhas.png
EGG_bolhas.png

PRÊMIO EDUCAÇÃO PARA GENTILEZA E GENEROSIDADE 2021 ESCOLAS


O Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2021 Escolas tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas generosas e solidárias envolvendo as escolas de todo o País, gerando integração entre professores, alunos e suas famílias e a comunidade onde as escolas estão inseridas.

 

Pelo segundo ano consecutivo, a proposta do Prêmio é valorizar projetos desenvolvidos pelas escolas que estejam conectados com os 7 princípios da Educação para Gentileza e Generosidade, que abarcam Cidadania, Diversidade, Respeito, Sustentabilidade e Solidariedade. Como missão, a mobilização da infância hoje para preparar os novos líderes do amanhã: inspiradas desde cedo, independentemente da área em que as crianças optarem por atuar, estas relevantes competências sociotransformacionais estarão presentes em forma de energia potencial, com boas chances de serem despertadas. E como fundamento, mudar os hábitos e criar novos rituais, inspirando as crianças pela atuação dos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas.

 

Como diferença no regulamento para a edição 2021, a premiação em primeiro, segundo e terceiro lugares para os melhores projetos no geral, sem a divisão de categorias. E as escolas continuam com a possibilidade de inscrever quantos projetos desejarem, desde que sejam comprovadamente diferentes.

 

O Prêmio é uma realização da primeira Plataforma brasileira de Educação para a Gentileza e a Generosidade, que oferece metodologia de ensino gratuita, qualificada, prática, descomplicada e acessível à realidade das mais diversas escolas e comunidades deste extenso e diverso Brasil.

As inscrições estão abertas desde 10/09/2021 e vão até 10/12/21.

Informações:

Captura de Tela 2021-08-31 às 19.28.25.png
 

Histórico e depoimentos sobre a primeira edição do prêmio

Em sua primeira edição, o Prêmio foi um dos 50 projetos selecionados entre 2.000 candidaturas, em 93 países, para o Starling Collective, que identifica e apoia lideranças de base que trabalham para acelerar abordagens inovadoras para catalisar a generosidade, empatia, equidade e justiça, especialmente em tempos de COVID-19.

“Para o Starling Collective e GivingTuesday, apoiar um prêmio como o Dia de Doar Kids 2020 Escolas foi uma oportunidade significativa para criar conexão com escolas de todo o Brasil, proporcionando a valorização e visibilidade de iniciativas nobres associadas aos 7 princípios da Plataforma Educacional para a Bondade e Generosidade Todo Dia é Dia de Doar Kids. Todo e qualquer gesto de generosidade, por menor que seja, faz uma grande diferença na educação de uma criança e no futuro de toda uma população”, conclui Asha Curran, CEO do Giving Tuesday.


Na opinião dos jurados:

“O trabalho com conceitos de solidariedade, respeito ao próximo e, principalmente, noções de equidade, são importantíssimos para o ambiente escolar pois conseguem atrelar conteúdos transversais à prática voluntária. Chama a atenção, especialmente, o poder que a escola tem em sua comunidade para pautar assuntos importantes para a formação de uma sociedade mais justa. Ver toda a comunidade escolar, alunos, professores, funcionários e familiares envolvidos e engajados numa prática voluntária em prol de uma causa específica, é uma injeção de ânimo e esperança para um presente e futuro melhores”.

Dianne Cristine Rodrigues de Melo, Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social,

“Apesar de todos os desafios, o ano de 2020 foi um marco no despertar da generosidade e solidariedade. O Prêmio representou um marco para o reconhecimento das iniciativas que nasceram no ambiente escolar e que foram pensadas para impulsionar a relação da escola com a comunidade. Foi um privilégio participar da comissão de seleção e conhecer propostas que tinham como objetivo incorporar o hábito de doar para causas sociais desde a infância.”
Ana Flávia Ferreira Godoi, consultora especializada em captação de recursos e engajamento de doadores e membro do Conselho Deliberativo da ABCR.




“Conhecer as iniciativas de escolas públicas e privadas para promover a generosidade, especialmente considerando o contexto da pandemia, tornou tudo mais desafiador. A criatividade e a disposição de professores, alunos e funcionários foram muito inspiradoras. Como cidadã, mãe e profissional do terceiro setor, espero que esse prêmio cresça a cada ano e inspire muitas crianças e famílias em nosso país."
E segundo, Daniela Weiers, Gerente Administrativo Financeira do Synergos Brasil e membro do Conselho Deliberativo da ABCR,

 

Resultados

“Mais que os recursos monetários, foi a energia, a força e a perseverança das pessoas, especialmente dos professores, que fez a diferença em todos os projetos inscritos. Ver os resultados é gratificante, considerando que passamos por um ano atípico, de pandemia, com todas as adaptações ocasionadas inclusive pelas aulas remotas. Neste contexto, o engajamento das escolas foi surpreendente, e deve ser um modelo para toda a sociedade, inclusive para as empresas.”
Marina Pechlivanis, fundadora da Umbigo do Mundo, idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade.